Paseo de Gracia

segunda-feira, novembro 28, 2005


A ocasião faz o ladrão - todo o cuidado é pouco nos fast-foods

Tarde de sábado, relax, frio (8 graus), sol, espírito romântico no ar, passeando ao pé do Porto Olímpico de Barcelona... um belo dia para um ladrão prevenido apanhar dois apaixonados desprevenidos. Ouçam bem porque esta é uma recomendação para toda a gente que frequenta restaurantes ou bares onde entra todo o tipo de gente: coloquem a carteira e tudo o que é importante, valioso... ao colo, em cima das pernas e preso de alguma forma à roupa ou prendam com o braço.
Erro: colocar a carteira na cadeira ao lado, pendurada nas costas da cadeira, e pior ainda com o casaco por cima..... que fácil roubo foi o de este homem com ar de russo, rondando os 34 anos, que entrou para ir à casa-de-banho (ou isso pareceu). Não sei como desta vez não o detectei... tantas vezes digo: "Olho na carteira!" quando vejo algo suspeito... O gajo sentou-se na cadeira por trás da que guardava a carteira e eu, inocentemente, pensei que estava à espera para ir ao wc... mas depois de uns 10 segundos o tipo pisgou-se...
Eu reconheceria o gajo se o visse. Ainda andei pelas redondezas à procura de um sinal, a observar caixotes do lixo, etc, mas nada. Fiquei foi com uma bela dôr de garganta pelo vento, pelos nervos, pelo frio na cara...
Todo o cuidado é pouco. Este roubou telemóvel, óculos, palm, documentos, 700 euros pelo menos valia o que estava na carteira.
Passámos uma hora na esquadra e vi várias fotos de suspeitos. Cada um... Mas não reconheci nenhum. Agora toca a esperar 10 dias e rezar ao Santo António. Na melhor das hipóteses os documentos aparecem num contentor e alguém repara... Não sei se os ladrões daqui são bonzinhos e põem os documentos nas caixas de correio, deviam aprender isso com os ladrões portugueses...
Estamos raivosos... revoltados.

domingo, novembro 20, 2005

Los portugueses saben más de los españoles que los españoles de los portugueses...

A ver... españoles, contestad a las siguientes preguntas:
1 - Quién es el primer ministro de Portugal?
2 - Un nombre de un personaje famoso de Portugal? (por favor, no vale contestar siempre Figo...)
3 - Un nombre de un plato típico portugués?
4 - Cuando ha llegado Portugal a la democracia?

La conclusión de la Tele5 en los informativos de ayer por la noche fue que los portugueses saben más de España en comparación con lo que los españoles saben de Portugal. Eso nunca fue una novedad para mí. Hay mucho desconocimiento de Portugal aquí en España. Pero la culpa también es nuestra, de los portugueses, somos muy discretos, preferimos que se mantengan en la ignorancia para poder defendernos mejor (o peor??).


Lanterna para os degraus

Não, ainda não mudei de casa, vivo na mesma mini-casa de 45 metros quadrados desde Junho 2004, desde aqueles meus posts desesperados. Amanhã, a própósito, vem para cá durante uns dias uma amiga Japonesa (lembram-se que vivi com duas Japonesas em 2002?). Sim, vem cá a Maikô, e de certeza que me vai perguntar se empobreci, porque as condições nas que vivo são inferiores às minhas condições de estudante. É o preço a pagar se quiseres viver sozinha com o teu namorado ou maridão (e ter dinheiro para ir ao cinema duas vezes por mês).

A minha situação continua a ir de mal a pior. Embora o vizinho do 5º já tenha sido expulso, o apartamento dele não foi depurado e o malandro emprestou os poucos metros quadrados a uns okupas com mau aspecto. Segundo contou a vizinha do 4º 1º (que não se dá com a Galega do 4º 2º) veio cá há dias um dos cobradores sem fraque inimigo do do 5º, do que já foi expluso (já agora, por bater na mulher, não pagar a renda e ser traficante de droga... tudo em 1) cobrar uns dinheiros do negócio. Devia vir muito raivoso o tipo porque vindo que ninguém abria a porta, quebrou o resto das lâmpadas do prédio (as que ainda não estavam quebradas) e ainda, como se não fosse pouco, partiu o contador da luz das escadas. Finalmente percebi porque é que o contador da luz de cada apartamento está dentro de cada apartamento.

Não há luz nas escadas. Escuridão total.
E embora tivessem instalado uma fechadura na porta do edifício, agora que as campainhas não funcionam, os vizinhos de lá de cima pôem papel, fita-cola, chiclet e tudo o que podem na fechadura para que a porta não se feche e não tenham de descer lanços de escada às escuras para abrir a porta aos amiguinhos....

Conclusão: estamos sem luz nas escadas e a porta do edifício sempre aberta, morro de medo de entrar em casa. Como a esperança de que arranjem isto é pouca - escrevemos à gestoria de fincas deste edifício e não nos respondeu - comprei uma lanterninha e ando com ela na carteira. Faço muito barulho a subir as escadas e finjo falar com alguém (imaginem a parvalhice). Portanto não estranhem se me virem a pegar no telemóvel e na lanterna á entrada de casa.

Temos de ir embora deste antro com urgência.

Já sabe a Natal... mas é tão cedo...

Estamos a 20 de Novembro mas parece que estamos a 20 de Dezembro. Frio não está, 14 graus, mas as ruas estão iluminadas, o Corte Inglés cheio de gente, os canais abundam de anúncios de Natal, há luzes de Natal em algumas varandas! O mundo está louco.
E eu sigo a moda... já comprei todos os presentes - mentira, falta-me o mais difícil, do meu irmão mais novo - mas desde Agosto que ando a comprar presentes, não recebo nem versão reduzida de subsídio de Natal. Há que prevenir.

Não sei se as papelarias fizeram algum contrato com as lojas tradicionais, não sei se este fenómeno "não temos papel de embrulho" se passa também aí em Portugal mas ontem comprei 5 prendas de Natal e a única loja que me fez embrulho foi o Corte Inglés justamente. Acabou o cultivo ao presente?? É pena, porque as minhas prendas vão ser embrulhadas com um mesmo papelinho, facilmente identificáveis e monótono...

(e não é que fiz duas vezes publicidade àqueles grandes armazéns espanhóis num mesmo post? Joana...)

quinta-feira, novembro 17, 2005

Os motoristas simpáticos

Já há alguns dias decorre em Barcelona, promovida pela TMB (Transports Metropolitans de Barcelona), uma campanha para "pessoalizar" os motoristas dos autocarros. Diz lá: nunca te tinhas debruçado sobre o problema, verdade? Sim, são pessoas!! Levam-nos a todo o lado, com mais ou menos velocidade, com mais ou menos resmungos... Os sindicatos ganharam a guerra e o motorista do autocarro tornou-se no nosso melhor amigo. Todas as manhãs está obrigado, segundo entendo (porque antigamente não faziam isto que vem a seguir explicado) a dizer "Bom Dia", pela tarde "Boa Tarde" e assim por diante maaaaassss.... ai de ti que não respondas!!! Dizem mais alto: "BOOMM DIAAA!" e assustas-te e lá acabas por perceber que sim, está a falar contigo e é melhor que respondas senão arranca contigo ainda a mexer na carteira. Ou seja, nem pensar fingir que estás sonolenta, com o cabelo colado à cara porque puseste batôn do cieiro. Toca a ser bem-educada (à força) como eles.

Nokia em Catalão

Finalmente e Nokia deu atenção aos autocolantes persistentes que um grupo independentista catalão cola em todos os anúncios de rua que não estão... em catalão, claro. Todos os anúncios da Nokia estão agora em catalão. Já acredito mais no "Estatut catalá".

sábado, novembro 12, 2005


Un finde en el hospital (veterinário)

Miguel trabaja, cada 3 semanas, desde Sábado - final de la tarde - hasta lunes, mañana. Hace fines de semana de guardia. Se lleva mantas, comida, revistas... y a mí... Sí, me voy con él, paso la noche de Sábado con él y le dejo después de la comida de Domingo. Es la única manera de estar con él algún tiempo y de dormir mejor, ya que las clínicas/ hospitales en que suele trabajar son silenciosos, acojedores, huelen a perro y gato... Bueno, es una oportunidad de vivir de cerca cómo trabaja Miguel, conocer sus "pacientes"... Hoy estoy en el Hospital Veterinário de Granollers. Es la primera vez que me voy a quedar aqui. Hay dos gatitas de la clínica, muy gordas, una de ellas ya es mi amiga, se llama "Vacuneta" (vacu). Ya dije a Miguel que cuando tenga su propia clínica u Hospital quiero trabajar con él, y así puedo considerar que estoy en período de formación profesional, porque voy a querer gestionar la empresa hospitalaria que tengamos. No me importaría nada dedicar mi vida a eso, bueno, no ahora, pero en un futuro más o menos cercano. Mientras, voy reflexionando, sobre esa frase muy bueeena que dice: "Cuanto más conozco los hombres, más me gustan los perros."

segunda-feira, novembro 07, 2005

4 shoppings num fim-de-semana

Não sei a que propósito veio a conversa, mas no meio de uma manhã de trabalho tapo a boca de espanto e chego à conclusão, assim como os meus colegas, que realmente compensa montar um shopping center em Portugal. Ou senão analisem comigo: cheguei um sábado à hora de almoço, depois de almoço fui ao "centro comercial das Antas" tirar fotos para o novo B.I. de CAS.. Até aqui tudo bem. À noite fomos ao NorteShopping porque o Jorge queria ver um cabo não sei onde. Domingo de manhã depois da missa, galeria comercial BelaVista, um cafézito e uma bruxinha de artesanato, umas revistas e o jornal. Finalmente, segunda à tarde, um saltinho ao novo shopping ao lado de minha casa, Dolce Vitta, 38 euros no Continente... Estive umas 60 horas em Portugal, menos de 3 dias completos e... percorri as montrinhas de 4 shoppings, fazendo mais de 50 euros de gastos.