Paseo de Gracia

domingo, dezembro 19, 2004

Fui ao Liceu

Mas não ao que se escreve em letra pequena, sim o de letra grande: Teatre del Liceu. Fui ver a ópera Rigoletto. Os bilhetes custavam 156 ?, mas eu o o meu colega Luís Carlos fomos de graça, lobbying puro e duro da transportadora com a qual trabalhamos (com a qual temos vindo a ter alguns probleminhas). Porque fui eu e não outro ou outra? Porque fui a única que quis ir em substituição do chefe, que estava pelo Brasil. Ficámos num balcão de veludo vermelho bem posicionado. Dessa varanda podíamos ver o resultado de várias restaurações do original Gran Teatre, vítima de dois grandes incêndios. Lindo, fantástico, com uma das melhores acústicas da Europa, o lugar onde a Björk diz que deu o melhor concerto da sua vida.
A ópera em si não me impressionou muito, verdade seja dita. Com a minha veia de jornalista de revistas côr-de-rosa, fixei-me mais no luxo, na burguesia, nos perfumes, nas formas... Demasiado luxo, senti-me como perdida, deslocada... Aí estava o casal "Tous", aí estavam os directores da escola onde estou a fazer o mestrado.... e eu, operadora de chat, portuguesita discreta. Senti-me como o Jack Dawson quando foi convidado para comer "with you fine people" no Titanic.