Paseo de Gracia

segunda-feira, novembro 15, 2004

"Murphy existe" - tema da aula de protocolo empresarial de hoje.
Acabo de ver um ratito no metro, mas isso é outra história...
Vermouth
Quinta-Feira, eu a Carla e o Mig, os três da vida airada, fomos a uma "vermoutheria". Um sítio onde se bebe vermouth, claro, e licor de mel, e licor de tudo e mais alguma coisa, muito discreto, com uma rádio antiga que passa música antiga, dois gatos pretos, pó... tudo o que uma vermoutheria devia ter, claro, até as mesas de ferro e vidro arranhado. O dono: um velhote que, à primeira vista, te parece meio ranhoso. Mas dás-lhe uma chispa de conversa e... ei lá! Este homem é daquele contadores de histórias natos, vamos ouvi-lo porque sabe realmente bem... Presidente da Associação de Artesãos do bairro do Born, contou-nos factos tão incríveis quanto, por exemplo, o de que eu e o Miguel vivemos numa ilha, numa antiga ilha, que é todo o bairro da Barceloneta que, com o tempo, se foi unindo ao Born, ganhando terreno, um bairro de pescadores, de artesãos, um bairro virado para o mar: a ex-ilha de Maians. O senhor "Ametller", que é como lhe resolvemos chamar, foi a Portugal na sua juventude, antes da revolução "dels clavels", e quase ajudou a uma discreta rapariga a pirar-se escondida no porão. Disse-nos que achou o Portugal dos 70 "patético", não havia homens na rua, estavam todos fugidos ou na guerra, tudo escorregava, as prostitutas eram velhas... Só gostou do bacalhau. Mas... lá estava a garrafa de Amarguinha, lá estava o azulejo de Sintra, lá estava a recordação do seu amigo catalão, hoje com um restaurante em Bordéus, que ajudou a recaudar fundos para a nossa revolução. Diz que tremeu, ficou esperançado, mais do que com a revolução chilena. Quero ouvir-te outra vez "Ametller" (amendoeiro em catalão) e fazer festinhas nos teus gatos pretos enquanto ouço mais histórias. Quero pedacinhos de avôs contadores de contos na minha vida, a adoçar a minha vida. Vivo numa ilha. Que bem me sabe saber isto.
L`Ametller:
Amb certa picardia, un petit espai de degustació i un mínim establiment a l`antiga, L'Ametller és un dels petits secrets de La Ribera.Banys Vells 7
Desilusão antecipada?
Estou um pouco desiludida. A entrevista com a Nestlé não correu mal, não, mas a forma como me explicaram o porquê de "poder não ser contratada" foi o fim da picada: "porque ya lo sabes, solo puede pasar una o dos personas, y todos encajan en el perfil que buscamos"... Ya... Ok, fiquem lá com o nescafé. Eu não vou desistir. Pode ser que até me tenha servido para reflectir e pensar que a comunicação interna poderá não ser o mais belo desafio.
Que se passa hoje que não consigo pôr parágrafos no blog?