Paseo de Gracia

domingo, dezembro 05, 2004

Toalhas made in Portugal

Não sei porquê, mas os espanhóis que moram até 200 km de distância de fronteiras com Portugal, mesmo os não-viajados, já foram (até à fronteira pelo menos), fazer o quê? Comprar toalhas. Quem diz toalhas diz têxteis em geral, cobertores e panos de cozinha... É tradição e aparece em séries televisivas: "una vez fui a Portugal, pero sólo a comprar toallas" ou "mi ex-marido se ha quedado con las toallas de Portugal que más me gustaban" (frases da série "Los Serrano" e "Siete Vidas", duas das séries mais vistas da tele 5). Esta tradição, agora não tão tradicional, era objecto inclusive de, imaginem, "excursões de camioneta"!!! Algo como "ir ver as amendoeiras em flor" mas desta feita era mais "ir a Portugal ver toalhas". E montavam feiras exclusivas (e ainda montam?), nas fronteiras, para os Espanhóis visitarem. E muitos, muitos mesmo, de Portugal só se lembram, de pequenos ou de grandes, da feira e das toalhas.
Em Vila Real de Santo António, todos os Verões há invasão de Andaluzes, todos de mira nos tecidos, nas novidades made in Portugal. De pequena e de grande, o único contacto que tive com esta tradição foi este, do Algarve, das montras de toalhinhas e toalhões, ou de passar a fronteira para comprar caramelos em Tui. Sim, porque quando o Português vai a Espanha, a tradição é trazer caramelos. Ou géis de banho La Toja.
O engraçado é que, depois de uma grande conversa sobre este fenómeno "toalhas", dou uma volta no Corte Inglês e vejo uns toalhões fantásticos da Agatha Ruiz de la Prada... "Made in Portugal". Dois dias depois, Ikea, toalhinhas fofas e a mulher diz: "são de grande qualidade essas, fabricadas em Portugal".
A tradição ainda é o que era. Mas por favor, Espanhóis, não visitem só a feira e o restaurante, atrevam-se a ir mais além. E viva o algodão cardado das toalhas portuguesas.