Paseo de Gracia

domingo, janeiro 08, 2006


Um Natal no Clio Express


Depois de um dia de trabalho duro, reclamações, a minha encomenda não vai chegar a tempo, houve até quem nos dissesse que éramos os culpados de assassinar a magia do Natal a um simples adolescente... Não senhor, não fomos nós, foi o fornecedor que não enviou a mercadoria a tempo. Depois DESSE dia, DAQUELE dia de tentativa de fazer ouvidos moucos aos insultos, tentámos também fazer uma viagem tranquila rumo a Portugal; razão da viagem: Natal 2005. A nossa companhia: as saudades e a Paulinha, nossa amiga brazuca com familia por lá, por Trás-os-Montes.

23 de Dezembro
18: 00 - O Miguel e a Paula chegam à porta da minha empresa no Clio;
18: 26 - Saímos, o Miguel lança-me faíscas com os olhos porque eu trouxe embrulhadinha a máquina Nespresso, uma prenda para nós (podias ter deixado aí no trabalho);
19: 40 - Primeira fila, uma camião pegou fogo na beira da estrada;
20:30 - Depois de passar a fila, começámos a ter receio da neblina;
21: 30 - Paragem para jantar, levamos o farnel para o restarante da Área de Serviço. O jardim da Área está completamente gelado, há gelo no chão, o termómetro marca -5º e passámos Lérida. A Paula está toda entusiasmada porque nunca tinha visto árvores brancas.
02:00 - Adormeço, mas antes verifico os olhos do Miguel... Sim, ok está acordado o suficiente, posso dormir descansada uma horinha. A Paula dorme a sono solto há 2 horas.
03: 20 - Tudo bem? Ui!! Tanta neblina!! Apanhámos alguma neve, pouca, mas o que me preocupa é o gelo e a neblina. O gelo invade as margens da estrada, ameaçador...
04:00 - Aranda del Duero... Olha! Foi aqui que ficámos presos na neve o ano passado!!
05: 00 - Paragem para tomar café e pôr gasolina. Saio para ir à casa-de-banho... O termómetro marca -9º....
06:30 - Portugal!! O termómetro marca perto de Bragança -12º. Parece quase impossível estar mais frio.
08:30 (ESP), 07:30 (PT) - Mudar o relógio. Miguel sai do carro e gela para acordar. Os olhos estão-lhe finalmente a fechar sem ele querer. A última parte do trajecto é uma tortura. Menos mal que parámos para comer ?aquele? rissolinho...Cruzam-se emigrantes de Andorra, Bélgica, França, Suíça...
08:00 (PT) - Deixamos a Paula na padaria à espera do primo e vamos finalmente para a cama... Nem acreditamos... Adormecemos instantaneamente. Bem, não sem antes apertar os meus gatos que acordam, atónitos, estendidos na cama do meu irmão.

Dia 24 de Dezembro
Depois de um almoço prolongado, dirigimo-nos a Braga. Vamos jantar a casa da minha sogra. A irmã do Miguel está grávida e o entusiasmo por vê-la de barriga é grande. Mas... ao chegar a Braga telefonam-nos dizendo que foram com ela para o Hospital pois estava com as tensões muito elevadas. É perigoso, é uma gravidez de risco, a Ana é diabética, hipertensa... Lá vamos nós para o Hospital também. Esperar, esperar, e os médicos chegam à conclusão que o melhor é levá-la ao Hospital de Guimarães, pois no caso de terem de realizar uma cesariana, o bébé teria de ir para a incumbadora e as duas (!) incumbadoras que existem em Braga estão ocupadas. Ela está só de 7 meses e meio. Enquanto a Ana é transportada a Guimarães, vamos a casa dela buscar a mala para o Hospital. O quarto da nossa futura sobrinha está lindo, decorado pela avó materna. Depois destas voltas acabamos por jantar às 22:30, já depois da meia-noite vamos a voar para a casa da minha tia Fáti para ver o que sobrou para nós, mas o cansaç apodera-se de todos... Só consigo dar um beijinho leve a uma ensonada prima Ana Filipa que se vai deitar a seguir...

25 de Dezembro
Manhã seguinte: almoço no meu pai. Prendas, abraços, conversas, comida, doces... Uf... Fotos... (estreei a minha nova digital cybershot) e mais cansaço... Às 16:00 saímos de casa do meu pai munidos de tupperwares e sacos de prendas a caminho do Hospital de Guimarães... Acabámos por sair Domingo, 25, a caminho de Barcelona às 18:00, 19 em Espanha. Nota: o Miguel tinha de entrar a trabalhar às 9:00 na clínica de Granollers... O stress é muito. A viagem foi uma tortura, pelo menos as últimas 3 horas. O Miguel sonhou com os olhos abertos... Quando chegámos o Miguel esteve até às 22 h acordado e quase sem comer, foi um dos dias com mais trabalho. Eu dormia na salinha mas a meio da tarde o Miguel veio acordar-me porque o chefe estava a chegar. Levantei-me a caminho da casa-de-banho mas o homem vivia muito perto porque me cruzei com ele de pijama côr-de-rosa no hall... que vergonha.... Ah! Sim, chegámos às 9 menos 5 à porta da clínica, right on time....

Não, não voltaremos a repetir esta loucura de viagem. Uma viagem assim agora só mesmo de avião... Conclusão: O Miguel é o meu herói, mas este papel não volta a fazer.