Paseo de Gracia

quinta-feira, outubro 20, 2005


Mallorca: Herzlich willkommen

Dizem os Alemães que a Ilha de Mallorca é o seu 17º Estado Federal. É quase. Ou senão comprovem passeando um dia de Agosto, Setembro, Outubro, Novembro... pela Playa de Palma, zona de El Arenal (uma das mais turísticas de Mallorca)... Vimos e ouvimos tanto alemão que ficámos alérgicos: todas as placas, menus, promoções, excursões especiais, aluguer de carros, todas as placas em alemão. As pessoas atendiam-te em alemão no café (escapava-se o clube náutico e o café Bahia), não há emprego para quem não fala alemão.
Foram umas férias germânicas relaxadas. O momento de nervos foi quando, no autocarro 15 para Palma, ocupávamos o lugar à frente de um duo de casais Austríacos que repetiam sem cessar: Oohh Yaaaa. Não, não estavam a fazer nada pornográfico, era a forma de falar deles, pareciam autómatos. O Miguel, mesmo mergulhado em sudokus de nível médio de dificuldade, teve dificuldades de concentração.
Nesta semaninha doce, tentámos recuperar o espírito de lua de mel, desafio conseguido aliás, mas com um toque de leitura. No México (a propósito, que medo quando penso que o Wilma está a passar pelo hotel onde eu e o Miguel ficámos horas à sombra da palmeira a fazer nada...) não lemos nada. Aliás, combinámos não levar nada para ler. Se nos aborrecessemos, melhor, era sinal de descanso total. Mas nesta semana em Mallorca o jornal foi o grande protagonista, a revistinha, o livrinho. Eu tentei começar o D. Quixote, mas está difícil (versão original)...

A imagem acima é de Port de Sóller, lindo, mas na foto mais lindo do que o vimos, porque quando finalmente decidimos dar a volta á ilha de carro, estava a chover a cântaros. Tivémos sorte, no entanto, no princípio das férias, banhos de mar e cara morena nos primeiros dias.