Paseo de Gracia

sexta-feira, setembro 30, 2005


A Mulher do Saco

Muitas vejo passar. No autocarro, na mercearia, parada para atravessar a rua, no comboio a dormir (enquanto um homem de 40 anos joga ao snake num telemóvel penúltima geração). A mulher leva o saco em cima das pernas, o que faz pressão e pode piorar as varizes que se começam a ver. Que leva a mulher do saco no saco?

1 - Outro saco, para se precisar ou se o que leva rebentar;
2 - Queijo edam, o preferido do filho, fiambre, iogurtes, pão e azeite;
3 - Os dois relógios do sobrinho para pôr pilhas;
4 - Rebentos de soja do mercado chinês;
5 - O tupperware do almoço, vazio;
6 - Dois pares de meias para o marido;
7 - Um jornal grátis no qual pegou de manhã;
8 - Um anúncio de uma escola de informática;
9 - Um livro de bolso, pela 6ª página desde segunda...

As várias mulheres do saco que passam por mim finalmente me transmitem uma mensagem arrepiante: eu também tenho um saco, cheio de utilidades e tarefas pendentes, faz-me marcas nos dedos, e também vou a caminho de casa a pensar o que faltará em casa, se sal ou açúcar, se limpar ou coser. Quero e não quero ser esta mulher.