Paseo de Gracia

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Tener valor

¿Os acordáis de la guerra civil en el Rwanda, 1994? Yo tenía unos 14. Veía las notícias a la hora de comer, a lo mejor sin mirar muy bien, y si eran escenas de sangre, cambiabamos de canal. Pero las escenas que han llegado del genocídio en el Rwanda han sido pocas ya que al primer señal de violencia, los europeos se han ido, han abandonado los Tutsi que luchaban por vivir, la ONU se ha ido, todo el mundo se ja ido, periodistas también. Eso me da verguenza hasta a mi, 12 años después. Los hemos abandonado... Han sido asesinados más de un millión de personas. Sólo porque eran más claritas y con la nariz más delgadita y por la voz de varios generales, de una radio, violencia gratis, facil, bruta, inexplicable.

Os recomiendo ver la peli a quien le ha gustado "Schindler's List". Y a quién no. Hay una frase que me ha marcado mucho, pero no sé qué hacer con ella y con todas las injusticias mundiales que me aplastan. La ha dicho un periodista al protagonista de la película:
"Estoy grabando estas atrocidades pero las personas en su casita, muy confortables, van a mirarlo y van a decir "qué horror, no?¿" y luego volverán a comer muy tranquilas, en la paz de sus casas." Justamente lo que hacemos nosotros no?¿ En la paz de nuestras casas nos duelen las imágenes, pero qué hacemos??¿ Nada, no sabemos qué hacer, qué hago yo??¿ Promover manifestaciones?¿ A quién llamo?¿ Oferecerme de voluntaria?¿

http://www.labutaca.net/films/30/hotelrwanda1.htm

En este link podéis leer la historia de la peli, pero ojo: fue todo real.
Real.

Lo más interesante: darte cuenta de que todavía hay héroes; darte cuenta de que todavía hay masacres; preguntarte a ti mismo: y si pasara esto aquí?¿ Qué haria yo?¿; saber los efectos que puede tener un medio de comunicación (en este caso, una emisora de radio) en un pueblo exaltado.

domingo, janeiro 22, 2006

Let's talk about... love

( texto escrito depois de uma discussão de prioridades da vida com amigos e depois de uma voll damm - para quem não sabe, é uma cerveja - às 3 da manhã)

Acho que já desde bébé de berço sonho com o meu príncipe encantado. A imaginação da minha infância eram filmes da Disney, contos de fadas madrinhas, histórias de amor, magia, destino, princesas. O meu filme favorito era "A Bela e o Monstro".

Não tenho culpa de ser romântica. Não tenho de me desculpar. Não, não sou assim porque tudo me correu bem até agora, nem tudo correu bem. Tive de beijar sapos e engolir outros, confundi príncipes com reflexos. Mas sempre estive apaixonada pelo amor, pelas histórias de amor, pelos finais felizes, e procurei um, continuo à procura (de um final feliz, porque um príncipe já tenho, não veio num cavalo branco, mas trata de cavalos de todas as cores). Não acredito que haja alguém que não deseje um amor, um grande amor. Não me cabe na cabeça que haja alguém que não goste de carinho, de se sentir bobo e apaixonado, de se sentir nas nuvens, em paz, capaz de tudo.

Acho que o amor não é uma relação, nem um casamento, nem um beijo. O amor leva-te, é uma força interior, um brilho, uma nódoa negra interna, às vezes, mas é bom, sentes-te vivo, sentes que vale a pena.

O único caminho para o amor é o amor, assim como o único caminho para a paz é a paz. Admitamos que queremos amor acima de tudo... Algum tipo de amor...

E não acredito que não há românticos como eu. Aliás, acho que há ainda mais românticos, embora disfarçados.. Mais sonhadores.

O Miguel diz que o amor não se procura, encontra-se. Eu fui chamada, alguma coisa me levou a Barcelona, alguma coisa mais forte do que eu porque eu nunca quis vir, muito menos ficar. Esta coisa que foi mais forte que eu, que me guiou e que fez que acontecessem mil e uma coincidências para eu vir para cá, essa força há que acreditar nela. Senão por mais que procures, não encontras. Dêmos uma oportunidade ao amor, acreditando nele. A minha história não é isolada nem tão pouco idílica. Somos de carne e osso e não foi sorte encontrarmo-nos. Foi o amor.

Maritere parte II - os gatos

Antes ainda do nascimento da minha sobrinha os pais, principalmente o pai, que deve ter imenso medo de gatos, questionou a presença dos mesmos em casa da minha cunhada (que tem dois, a Piscas e o Tobias). Pensaram inclusive em pedir a algum veterinário para eutanasiar os bichos. Vamos lá ver: que mal fizeram os bichos? É completamente ilegal matar um bichinho saudável, mesmo se estiver doente, a eutanásia é o último dos últimos recursos. Por favor, minha gente, comecem a ter respeito pelos animais! É perfeitamente compreensível o medo destes pais, o temor que têm pela proximidade das afiadas unhas do gato da sua bébé. Ora aí está a primeira coisa a fazer: pedir ao veterinário que lhe corte as unhas.

Eu e o meu marido, que é veterinário, estivemos a pesquisar... Não conhecemos nenhum caso de nenhum gato que atacou um bébé. Alguém conhece? Se sim, contem-nos. Lembro-me de uma fotografia da minha mãe, com 2 meses, no berço. Aos pés da minha mãe estava a Fani, um dos 3 gatos que a minha avó tinha em casa e sempre teve!! E olhem que teve 6 filhos!

Não há razão para que o gato não tenha uma convivência pacífica e agradável com o filho, a mesma ou melhor do que a que tem com os pais.


A propósito deste tema, há truques e aspectos que temos de ter em conta. Apresento-vos o resumo de um artigo de uma web de comportamento animal, Iams.com (em espanhol, sorry):

- De acuerdo con los especialistas, las primeras manifestaciones de nerviosismo gatuno se aprecian durante el embarazo, cuando la pareja muestra su preocupación, no por la mascota sino por el bebé que va a nacer. El gato tiene capacidad para percibir los cambios hormonales que provienen del cuerpo de la mujer embarazada. Por ello, se siente afligido, nervioso y se desestabiliza. En esos momentos requiere de una caricia, un refuerzo positivo por parte de sus dueños.

- Una recomendación muy útil es permitir que el gato entre en contacto con los muebles y demás objetos nuevos que se adquieran para el cuarto del bebé. Permítale olerlos, dar una vuelta por la habitación para que se familiarice con el espacio y llegue a considerarlo parte de su hábitat. Por supuesto, habrá restricciones en cuanto a sus entradas al cuarto del recién nacido por medidas de seguridad pero ya no le será extraño. Algo muy común, cuando el gato asume una actitud positiva, es que comience a restregarse por los muebles. De esta manera demuestra su actitud amistosa. En ese momento, no le grite ni lo aleje bruscamente de la habitación ya que sólo revertirá el efecto positivo y le hará sentir excluido sin causa aparente. Más bien acarícielo, desvíe su atención dándole alguno de sus juguetes y háblele apaciblemente.

- Una vez en casa, no aleje al bebé. No encierre al minino en una habitación por miedo a que reaccione negativamente con el recién nacido. Esto podría dar pie a una crisis de celos. Permita que el gato, bajo su supervisión, se acerque al niño. Mientras lo observa con curiosidad, acarícielo para que se sienta querido. No lo obligue a salir si se esconde, él saldrá cuando sienta que no hay peligro alguno en el ambiente. Puede premiarlo o reforzarlo positivamente con una galletica. Así, asociará la presencia del niño con un hecho agradable. Cuando el animal corre a esconderse apenas ve al niño, tiene que dejarlo. Quizás la criatura lo asusta o su llanto lo pone nervioso.

- La mayoría de los gatos son dignos de confianza alrededor de los bebés, luego de superar su etapa de celos, especialmente si se le ha acostumbrado a no utilizar a la gente como juguetes. Sin embargo, nunca debes dejar un bebé sin supervisión alrededor de ningún animal.

- Destine un lugar tranquilo y apartado para su nueva mascota y establezca los límites para la interacción. Al igual que no debe permitir a su mascota tener libre acceso al cuarto del bebé, su hijo tampoco deberá tener libre acceso a la "casa" de la nueva mascota. Las interacciones deberán ser limitadas y supervisadas, en especial durante los primeros meses. Una vez que el niño y la mascota se sientan cómodos uno con el otro, invente juegos para que ambos participen.

- Los característicos movimientos repentinos y los gritos agudos de un niño que recién comienza a caminar pueden hacer que su perro se excite o agite demasiado. Por lo tanto, es importante continuar observando las interacciones cuidadosamente. Muchas mascotas adoran a los niños y soportarán una gran cantidad de alboroto pero es mejor comenzar a establecer los límites del juego. Leer a su hijo libros sobre animales puede ayudarlo a comprender que las mascotas también tienen sentimientos.

Miau, tenho dito.

Maritere

Há uns dias, exactamente há uns 5 dias (segunda-feira), nasceu por cesariana uma menina moreninha e pequenina, 2 kilos e 18 gramas, cabeluda e traquina (tentou tirar, com as suas mãozinhas de bébé prematura, os tubos que lhe meteram na incubadora). Chama-se, embora ainda sem registo, Maria Teresa, e é a nossa primeira sobrinha, a nossa "Maritere" como chamam os Espanhóis a todas as Marias Teresas. Filha da irmã do Miguel e do seu namorado.

Hoje ainda está na incubadora, queríamos vê-la, tocar-lhe, pegar-lhe ao colo, fazer conjecturas com as parecenças, discutir planos de futuro. Mas a pequenita está ainda na incubadora, sem o calorzinho da mãe ainda, que pouco lhe pôde mexer. Sem apoiar a cabecinha no peito do pai, que mal a pôde apreciar.

Bem-vinda ao mundo Maria Teresa, sejas como sejas, os teus tios estão longe mas o nosso carinho viaja de Barcelona a Braga, há uma energia forte que já nos une. Obrigado por dares alegria à família, és bem-vinda e muito desejada por todos.

domingo, janeiro 08, 2006

¡Rebájate!

Rebájate a ir al centro comercial cuando todo el mundo va y no encontrar plaza de parking...
Rebájate a luchar contra esa señora gorda para quedarte con esa bufanda de moda de 1,80 de largo...
Rebájate a comer en un Mac lleno y caluroso y con olor a fritos después de un día de rebajas ya que los demás restaurantes del sitio están completos...
Rebájate a estar en la cola para pagar por lo menos 30 minutos y cuando finalmente llegas al grano el pago con tarjeta deja de funcionar...
Rebájate a darte cuenta de haber gastado todo lo que te habías ahorrado para ESOS zapatos en tonterías y a tener que reservarlos un día para pensarte si vas al supermercado comprar comida o pasas de comer y te llevas las tonterías + ESOS zapatos...
Rebájate a llevarte algo que no te acabe de caber solo porque tu numero se ha agotado pero lo llevo, lo llevo, que de aquí a un mes estoy delgada, o de aquí a un mes seguro que he engordado un poco...
Rebájate a llevar lo que te gustó en principio de temporada en un color diferente al que te habías imaginado porque ha estado en el escaparate al sol...
Rebájate a ser uno más en ese mundo de gente que pasea con su bolso rojo que dice: Rebajas...
Rebájate a gastarte lo que no tienes porque tu mejor amiga te invita a las rebajas y tu dices: vale, pero sólo voy a mirar, no tengo un duro. Y luego te llevas más bolsas que la propia amiga...
Rebájate a descalzarte después de lucir tus zapatos nuevos, regalo de tu madre de Reyes, en las Rebajas y a escuchar el refrán de siempre: pero no te he dicho que no fueras con los zapatos nuevos si tenias que caminar mucho, hija??!
Rebájate a ir con el abrigo de Zara rebajado que todo el mundo tiene y por la compra del cual todo el mundo se arrepiente porque no calienta naa...
Rebájate a pasar delante de una tienda de Dior, Louis Vuitton, Chanel que no esta de rebajas (nunca esta) y pensar que preferías haberte ahorrado todo lo que te acabas de gastar en un bolso YSL y no te importaría pasar el resto del año con las mismas camisetas...
Rebájate al llegar a casa, hacer la pasarela a tu marido y que te diga lo de siempre, y que tu sabes que es verdad: <<¡Pero tu no necesitabas nada de esto, mujer! Tienes ya tantos.>>
Rebájate a concluir delante del espejo que mañana tienes que ir a cambiar esto y esto porque en tu espejo te quedan peor que delante del espejo de los probadores, claro, con esa tía chillando <<¿¿Van a tardar mucho?? ¡Hay mucha cola¡>> era imposible evaluar la pieza...

Podía seguir con los varios ridículos que hacemos en Rebajas, pero como yo he sido la protagonista de muchos me callo. Vivan las rebajas. Y acuérdense que 8% de los españoles son compradores impulsivos.

12 desejos para 2006

Aos desejos indiscretos classificarei com XXX.

1 - Emprego novo e na minha área;
2 - Sair de Espanha, principalmente, sair desta casa de bonecas e conseguir viver numa de pelo menos 70 metros quadrados;
3 - Que o Miguel consiga ir para os EUA fazer a especialidade;
4 - Emagrecer ou pelo menos, refirmar o meu corpo de jovem-que-trabalha-sentada-e-chega-a-casa-e-come-um-pacote-de-batatas-fritas-sentada-no-sofá...
5 - XXX (hehehe);
6 - Que o meu irmão comece a esforçar-se a sério pela sua promissora carreira de desenhador gráfico;
7 - Fazer uma grande e romântica viagem com o meu love, de pelo menos 15 dias;
8 - Que as minhas avós passem o ano gozando de boa saúde e bom espírito;
9 - Estar mais tempo e conhecer melhor o meu irmão mais novo;
10 - Ter um/dois gatos da raça RagDoll (como os meus que estão no Porto com a minha mãe);
11 - Aprender bases de alemão e fazer aulas de dança;
12 - Que a sobrinha Maria Teresa nasça bem e cresça melhor e XXX.


Um Natal no Clio Express


Depois de um dia de trabalho duro, reclamações, a minha encomenda não vai chegar a tempo, houve até quem nos dissesse que éramos os culpados de assassinar a magia do Natal a um simples adolescente... Não senhor, não fomos nós, foi o fornecedor que não enviou a mercadoria a tempo. Depois DESSE dia, DAQUELE dia de tentativa de fazer ouvidos moucos aos insultos, tentámos também fazer uma viagem tranquila rumo a Portugal; razão da viagem: Natal 2005. A nossa companhia: as saudades e a Paulinha, nossa amiga brazuca com familia por lá, por Trás-os-Montes.

23 de Dezembro
18: 00 - O Miguel e a Paula chegam à porta da minha empresa no Clio;
18: 26 - Saímos, o Miguel lança-me faíscas com os olhos porque eu trouxe embrulhadinha a máquina Nespresso, uma prenda para nós (podias ter deixado aí no trabalho);
19: 40 - Primeira fila, uma camião pegou fogo na beira da estrada;
20:30 - Depois de passar a fila, começámos a ter receio da neblina;
21: 30 - Paragem para jantar, levamos o farnel para o restarante da Área de Serviço. O jardim da Área está completamente gelado, há gelo no chão, o termómetro marca -5º e passámos Lérida. A Paula está toda entusiasmada porque nunca tinha visto árvores brancas.
02:00 - Adormeço, mas antes verifico os olhos do Miguel... Sim, ok está acordado o suficiente, posso dormir descansada uma horinha. A Paula dorme a sono solto há 2 horas.
03: 20 - Tudo bem? Ui!! Tanta neblina!! Apanhámos alguma neve, pouca, mas o que me preocupa é o gelo e a neblina. O gelo invade as margens da estrada, ameaçador...
04:00 - Aranda del Duero... Olha! Foi aqui que ficámos presos na neve o ano passado!!
05: 00 - Paragem para tomar café e pôr gasolina. Saio para ir à casa-de-banho... O termómetro marca -9º....
06:30 - Portugal!! O termómetro marca perto de Bragança -12º. Parece quase impossível estar mais frio.
08:30 (ESP), 07:30 (PT) - Mudar o relógio. Miguel sai do carro e gela para acordar. Os olhos estão-lhe finalmente a fechar sem ele querer. A última parte do trajecto é uma tortura. Menos mal que parámos para comer ?aquele? rissolinho...Cruzam-se emigrantes de Andorra, Bélgica, França, Suíça...
08:00 (PT) - Deixamos a Paula na padaria à espera do primo e vamos finalmente para a cama... Nem acreditamos... Adormecemos instantaneamente. Bem, não sem antes apertar os meus gatos que acordam, atónitos, estendidos na cama do meu irmão.

Dia 24 de Dezembro
Depois de um almoço prolongado, dirigimo-nos a Braga. Vamos jantar a casa da minha sogra. A irmã do Miguel está grávida e o entusiasmo por vê-la de barriga é grande. Mas... ao chegar a Braga telefonam-nos dizendo que foram com ela para o Hospital pois estava com as tensões muito elevadas. É perigoso, é uma gravidez de risco, a Ana é diabética, hipertensa... Lá vamos nós para o Hospital também. Esperar, esperar, e os médicos chegam à conclusão que o melhor é levá-la ao Hospital de Guimarães, pois no caso de terem de realizar uma cesariana, o bébé teria de ir para a incumbadora e as duas (!) incumbadoras que existem em Braga estão ocupadas. Ela está só de 7 meses e meio. Enquanto a Ana é transportada a Guimarães, vamos a casa dela buscar a mala para o Hospital. O quarto da nossa futura sobrinha está lindo, decorado pela avó materna. Depois destas voltas acabamos por jantar às 22:30, já depois da meia-noite vamos a voar para a casa da minha tia Fáti para ver o que sobrou para nós, mas o cansaç apodera-se de todos... Só consigo dar um beijinho leve a uma ensonada prima Ana Filipa que se vai deitar a seguir...

25 de Dezembro
Manhã seguinte: almoço no meu pai. Prendas, abraços, conversas, comida, doces... Uf... Fotos... (estreei a minha nova digital cybershot) e mais cansaço... Às 16:00 saímos de casa do meu pai munidos de tupperwares e sacos de prendas a caminho do Hospital de Guimarães... Acabámos por sair Domingo, 25, a caminho de Barcelona às 18:00, 19 em Espanha. Nota: o Miguel tinha de entrar a trabalhar às 9:00 na clínica de Granollers... O stress é muito. A viagem foi uma tortura, pelo menos as últimas 3 horas. O Miguel sonhou com os olhos abertos... Quando chegámos o Miguel esteve até às 22 h acordado e quase sem comer, foi um dos dias com mais trabalho. Eu dormia na salinha mas a meio da tarde o Miguel veio acordar-me porque o chefe estava a chegar. Levantei-me a caminho da casa-de-banho mas o homem vivia muito perto porque me cruzei com ele de pijama côr-de-rosa no hall... que vergonha.... Ah! Sim, chegámos às 9 menos 5 à porta da clínica, right on time....

Não, não voltaremos a repetir esta loucura de viagem. Uma viagem assim agora só mesmo de avião... Conclusão: O Miguel é o meu herói, mas este papel não volta a fazer.