Paseo de Gracia

quinta-feira, julho 29, 2004

Sons do bairro

Este bairro em que vivo tem muitos sons, ampliados pelo facto das ruas serem muito estreitas. O papagaio da vizinha, o bébé da vizinha, a esplanada da frente, o homem da harmónica que toca todos os dias ao jantar na esplanada da frente, o camião do lixo que passa às 4/5 da manhã e acorda o bairro todo (descarrega os contentores como se tocasse rock pesado, e ecoa...), o homem que vende gás (um gajo que nos acorda sábado de manhã, e domingo também, às 9 da manhã, e vai por aí com o seu carrito de mão cheio de botijas de gás, a bater com uma peça de metal nuna botija, produzindo um escarcel), a romena que pede a cantar, em romeno ao domingo de manhã, às 8:30, a quem o pessoal dá moedas para se calar...

Almoços Redcoon

Como é Verão, costumamos ir almoçar juntos para um parque junto do trabalho, tem árvores, muitas formigas, mas é mais fresquinho. Cada um com o seu tupperware. Uns com saladas, outros com sandes, outros com massa e carne, cada um com uma história para contar. Parece que estamos todos naquelas reuniões dos alcoólicos anónimos: "a mim aconteceu-me"... Outro dia foi giro, o tema era: "já me tentaram assaltar". A Lora foi assaltada por um Algeriano que lhe telefonou a seguir a pedir desculpa porque não sabia que ela era francesa. Combinaram um encontro mas ele não apareceu, claro. O Raúl empurrou um assaltante nas ramblas, impedindo-o de roubar uma gorda carteira de uma inglesa, e a gaja desatou aos gritos a acusá-lo de ladrão a ele, o seu salvador. Com bastante esforço, e depois do verdadeiro ladrão estar a milhas, lá conseguiu explicar que ele era o bom da história... À Tanja tentaram-lhe rasgar o bolso no metro, enquanto ela dormia. Da outra vez pôs a mão na carteira e encontrou uma mão de um árabe perdida entre o telemóvel e o porta moedas. Eu, bem, foi uma vez, umas ciganas, no metro. Apertaram-me a mim e à Joana Falcão (que levava cadeado na mochila) e abriram-me a carteira de tiracolo. Não levaram nada porque tive o impulso de agarrar na carteira, mas quando reparei no que tinha acontecido as portas do metro já se tinham fechado e as gajas (eram duas) ficaram de fora, claro...
Bem, vou ficar uma semanita sem escrever, vou a Portugali!!! Finalmente, após quase dois meses de jejum. Vou sábado e volto no domingo dia 8. É muito pouco, vai-me saber a tanto, portanto, vai-me saber a pouco.
Até breve!!!

quarta-feira, julho 28, 2004

Chat-operator

É o que sou de momento, é a minha nova profissão. Tudo bem, hoje chamaram-me "apañaa", ou seja, "espertinha" em andaluz, depois "cielo" e finalmente convidaram-me para uma Coca-Cola. Mais tarde, insultaram a minha empresa: "pero serán hijos de p....!...". Pela tardinha, "muchas gracias por tu ayuda amorcito". Quase ao sair, "ciao guapissima". Acho que vou mudar de nick. Vou por um nome masculino, tipo Mário, não sei.
Ok, é atenção ao cliente online, que querem? Não posso esperar mais, só menos. Estou um bocado desmotivada, mas há que viver. Agora estou um bocadinho mais animada depois de saber que posso tirar um master na minha área, de um ano, numa escola porreira dedicada só às relações públicas. Não posso estar sem elas, sem as RP, sem esse meio no meu meio. Então, das duas uma, ou aprendia catalão perfeito, ou trabalhava noutra coisa qualquer mas sem desligar-me delas, das RP.
Um aviso: a entidade patronal aproveita todas as oportunidades para roubar uns eurinhos do teu salário. A mim, esqueceram-se de pagar 5 dias de trabalho. E nas "azafatas de barcelona" houve um problema informático e o meu cheque saiu com 40 euros a menos... Estejam muito atentos, não se deixem comer. Como é aí em Portugal? O Miguel todos os meses reclama pela falta de algum dia a menos, hora a menos, incentivo a menos...

Pobre da rua

Nunca se perguntaram se um pobre da rua foi sempre pobre, se teve uma casa algum dia, uma mãe e um pai a cuidar dele, uma mulher, filhos... Porque é que aquele homem velho a tremer, carrega com a casa às costas para onde vá, porque dorme sempre no mesmo sítio (porque escolheu este bairro para ser um sem-tecto). Porque não puxa as calças para cima, não repara que se vê as ceroulas? Será demente? Não fala. Em nenhuma ocasião. Não olha para cima, olha para o chão, sabe as horas e cumpre os seus horários, estrictos. Chego às 18:30 a casa e está a beber água na fonte. Se chego mais cedo esta a passar pela esplanada. Às 19 já esta preparado para dormir. De manhã não há rasto. Já se foi arrastando a sua casa. Há muitos, mas este vive na minha rua. É meu vizinho. Os outros dormem nas caixas mutibanco que os guardas não fecham. Tenho mais vizinhos, a de cima também só olha para o chão, não fala, mas deve estar proibida pelo marido, é árabe. Mas este é especial porque o vejo todos os dias e me faz pensar. Agora também vos fez pensar a vocês.

segunda-feira, julho 19, 2004

Top Manta
 
Sabem o que são? Os chineses, vietnamitas, coreanos, indianos, àrabes ou africanos que vendem cd's copiados nas ruas de Barcelona. Estendem a manta, cd's em fila (selecção daqueles que estão no top) e toca a vender, 1 são 3 euros, 2 saem a 5. Às vezes há promoções, 3 por 7 euros. Normalmente estão bem gravados, mas dizem que só se deve comprar aos chineses, são mais fiáveis. Eu e o Miguel já comprámos bastantes. Um deles tem uma música incompleta e outro um ruído estranho na última, mas de resto tudo ok, perfeito.
Ontem, passeio à beira-mar ao fim do dia, pela fresquinha. Cruzámos a curva-fronteira (barceloneta bairro/ passeio borbón) e vimos uma catrefada de árabes e chineses e turcos e sei lá mais o quê a correr desenfreados, a rir-se, com a trouxa (a manta enrolada e cheia de cd's, lenços, pareos, cintos, o que vendem), eram uns 20 a fugir de um único polícia. Entraram todos no bairro, sim, no meu bairro, barceloneta, deviam ir todos p'ra casa... Logo a seguir, mais uma voltinha da polícia, mais uns tantos a correr, Um dos ingleses turistas fica com um cinto perdido na mão e diz, olhando para o cinto e para os gajos a correr alternadamente: "What the hell...".
 

Cucarachas
 
Que nojo, ou melhor, asco como dizem os espanhois! É mais fuerte. Ontem, casa recém passada a esfregona com lixivia, a cheirar bem (a lixivia é daquelas com aroma fixe), visto o pijama e vou lavar os dentes. Chego à casa de banho miniatura e AAAAAAAAAHHHHHHHH!!!!!!!!!!! Uma barata horrível, daquelas africanas, castanhas, que voam, com muitas antenas, as piores e mais resistentes, dobro do tamanho das normais, em cima do meu sabonete... O Miguel lá a conseguiu matar com a havaiana, nem sei como porque a tipa tem asas e tentou escapulir.
Eu já tinha lido um artigo horripilante sobre as invasões de baratas nos prédios antigos de Barcelona. Houve pessoas a ser desalojadas para desinfestação de tubos de gás, água, buraquitos de todo o género... As gajas resistem a tudo. Estou em panico, tenho pavor de ir à casa de banho embora o Miguel tenha tapado os buracos. Hoje à noite, as poucas horas que dormi (sem me sacudir toda) sonhei com aquelas cenas do indiana jones, do chão sem poder pousar o pé, uma asquerosidade!!!!!!!!!!!!! help!!!!!!
 

terça-feira, julho 13, 2004

Játá!! Já tenho emprego, já comecei e para primeiro dia foi bem porreiro. O trabalho faz-se bem, é atençao ao cliente (o que supoe ter de responder a bastantes reclamaçoes) mas tudo por net, nada de gritos aos nossos ouvidos. Se querem dar uma vista de olhos ao sítio onde trabalho vão à página www.redcoon.es. Vou começar em força a introduzir o mercado português portanto se alguém está a pensar comprar uma câmara digital, electrodomésticos ou outras coisitas que se ligam à corrente pelo preço mais económico do mercado, liguem-se a mim. Garanto-vos atendimento personalizado ;) Há inclusive máquinas de fazer pao à venda! Acho que vou comprar uma.
O melhor deste trabalho é que saio às 18 e é a exactamente 20 minutos da minha casa (duas paragens de metro).
Ok, tá cá a Xana e agora vou tratar dela porque esteve sozinha todo o dia, tá?
Ah, consegui negociar com eles e vou ter uma semanita de férias em Agosto. Vêmo-nos pelo nosso rico Portugal?? Estou 3 dias no Porto e 5 no Algarve. Jocas pa tuti!

quinta-feira, julho 08, 2004

Ainda nao... ainda nao tenho nada decidido quanto a emprego. Hoje mesmo acabo de sair da CH Robinson Europe, fui fazer uma visita às instalaçoes, observar como trabalhavam. Fez parte aquilo da canadiense me assustar, exagerou muito pelo que me disseram os meus... bem, quem sabe, futuros colegas? Mas gostei do ambiente, adorei. Um californiano, tres franceses, um catalao, um galego, um alemao e a chefa canadiense. Amanha e o dia da decisao e... amanha tenho visitas!!! A Xana vem ca!! Excusado dizer que estou super feliz! Ah, e a Joana Pinto e o Zé também me virão fazer uma visita em Agosto, ta-se bem!!!
Ta a trovejar... oops. Este tempo está muito estranho por cá.
Mais novidades amanha!

segunda-feira, julho 05, 2004

Oops...
La se nos foi a gloria outra vez. Que equipa de chatos, essa seleccao grega! So sabe nao deixar fazer. Parecem os "pernas elasticas" sem jeito, mas com um xadrez futebolistico fechado, eficaz. Sera o fim do "grande futebol"? Praticam um futebol mediocre, toda a gente esta de acordo, mas tem a subtileza de ser eficazes.
Ouvi dizer que Portugal foi na mesma para a Rua celebrar o orgulho nacional, e assim mesmo, sofredores orgulhosos, portugueses. Viva a nossa seleccao, viva o Figo que levou com a bandeira do barca na cara (nunca o perdoarao). Grandes jogadores temos, sem duvida. O Deco e que... bem, eu sinceramente achei que ele estava ali a amaldicoar com o seu brasileirismo a seleccao. Nunca o vi fazer nada de jeito neste campeonato europeu. Tropecava, enganava-se nos passes, estava totalmente desconcentrado. Nao o reconheci nem de perto, nem de longe. Bem bem estiveram o Figo, o Carvalho, o Cristiano Ronaldo e o Ricardo.

A nossa lingua
Estou ligeiramente furiosa. Esqueci-me de vos contar que outro dia fui ao Forum de les cultures, uma mega exposicao tipo Expo que esta a decorrer aqui por Barcelona. Ate aqui tudo bem, comercio justo, reciclagem, reformas urbanas inteligentes, etc. Quando eu e a Diva (uma amiga portuguesa que esteve ca de Erasmus) resolvemos jogar umas palavras cruzadas "de les cultures" a coisa complicou-se. Havia quase 25 idiomas diferentes para jogar, menos portugues. Havia sueco, finlandes, japones, turco... De tudo, menos a lingua do pais vizinho, uma das mais faladas do mundo. Fiquei piursa. Vou escrever para o "el periodico". Ja chega de ignorarem os vizinhos portugueses!

mito celulitico
Tenho de dizer isto, nao aguento mais. Desenganem-se meninas, todas as mulheres do meu ginasio tem celulite! Nao ha privilegiadas! A melhorzinha que vi tinha prai uns 40 anos e o seu saco de ginastica era da Louis Vuitton, ou seja, a sua barriguinha e ancas deviam ser de uma dermoestetica daquelas caras... muito caras. Homens, por favor, a celulite faz parte de nos e, embora nao diga que vou deixar de lutar contra ela, ha que a assumir, somos assim, acolchoadas, fofas.

sofa
Encontramos mais um movel fixe no lixo, um sofa. De madeira, so falta comprar as almofadas. E esta semana que se decide o meu proximo emprego. Mais novidades la pra sexta. Viva Portugal, em frente.

sexta-feira, julho 02, 2004

"Alemania ha iniciado la comercialización de bloqueadores de publicidad televisiva, unos dispositivos electrónicos que permiten que el televisor cambie de canal cuando comienza la emisión de anuncios"... Mas se os anuncios sao o melhor da tv!! Fora as "cronicas marcianas" espanholas, os anuncios e o que mais me diverte na televisao. Acham triste eu ser assim, ne? Mas este blog e, sobretudo, sincero.
E por falar em sinceridade, acabo de mentir. Fui a outra entrevista, a terceira para a transportadora CH Robinson (o trabalho de broker que vos tenho vindo a falar). A gaja que me entrevistou era Canadiana, super activa, deve ter sido hiperactiva em crianca e nunca ficou curada. Vive para o trabalho, muito capitalista, como a sua empresa. Assustou-me imenso. Disse-me coisas como: "se vieres a trabalhar na CHR, vais ter o telemovel 24 horas ligado, vais trabalhar nos feriados, quem sabe no Natal...". Com isto ja me assustou. E pergunta-me: "Estas a ficar assustada ou continuas interessada no posto?". Eu, claro: "Continuo interessada, ainda e mais desafiante do que eu julgava".
Amigos, isto esta mal. Tudo me vem dizendo que o meu lugar ja nao e aqui. Sempre ao lado do Miguel, mas nao aqui. Que me pire, que volte para o meu pais, todos os passeios de Barcelona me gritam isto... Todos menos o Paseo da Gracia.
E a gaja: "Tens filhos ou tencionas ter nos proximos dois anos?" Eu: "Nao, ainda e cedo." Ela: "Good, perfect." Oh my God, que faco, e se me escolherem? Passo la um mes, dou em louca, ganho dinheiro para voltar e piro-me, ne? Cheira-me que este ano nao ha ferias para ninguem.
Por falar em ferias, contem coisas das vossas! Onde vao? Quando? Querem visitar-me???? Estou aqui, nao fujo (para ja).
A minha casa continua a ser mobilada com a ajuda dos moveis do lixo. Outro dia achamos uma mesita de sala porreira. A proposito, o frigirifico funciona muitissimo bem!!
Pa, Portugal ta um maximo! Quase chorei de emocao! Espero que nao se repita a tragedia grega do primeiro jogo. Muita forca! Que inveja de quem podera ir para a Baixa celebrar estas glorias desportivas. Eu tenho medo que me insultem se gritar Portugal na rua.
Gritem por mim!!!